Buscar
  • Rafael Pestille

Minha empresa está na UTI e agora?

Você já se sentiu assim antes da pandemia?! Acredita que a Crise está acelerando seu processo de morte?!





Hoje eu vim aqui falar com você sobre recuperação de empresas a beira do precipício.

Mas antes de falar sobre recuperar uma empresa eu gostaria de levantar a seguinte questão aqui, não seria melhor antes mesmo do adoecimento da empresa tratar a saúde financeira desta?


Não seria mais fácil prevenir e cuidar da saúda da empresa antes dela entrar em estado crítico?

Ao longo dos anos eu venho vivenciando empresas que estão no caminho certo dá morte!

Ao longo dos anos eu, infelizmente, venho acompanhando empresas que estão no velório de si próprias, faltando apenas “enterrar” pois já estão mortas há tempos, mas ainda assim querem fazer mais uma tentativa baseada no “achismo”.


Você já viu médico operar alguém sem fazer exames antes?! Você já viu médico medicar alguém sem fazer um diagnóstico antes?!


Se você gerencia sua empresa na base do achismo, toma decisões sem olhar para os dados, sem fazer diagnóstico, seu destino é o certo, A MORTE! Ela vai chegar, mais cedo ou mais tarde!


Eu não sei se você se sente assim nesse momento. Eu não sei se a sua empresa está passando hoje por esse momento. Mas uma coisa eu posso afirmar, se a sua empresa está dessa forma foi porque você não olhou como deveria ter olhado, não viu aquilo que estava diante dos seus olhos, não percebeu aquilo que estava na sua frente que são os seus números contábeis, sua gestão financeira!


Números contábeis trata-se da espinha dorsal do seu negócio, é o diagnóstico mais completo. A minha avó já dizia, “quando a cabeça não pensa o corpo padece”. Se você não toma decisões inteligentes, pautas em números, a operação padece.


A cabeça pensante do seu negócio é claro que é você! Todavia as conexões cerebrais que conectam o seu negócio e que possam vir a tirá-lo de uma possível internação na UTI, de uma possível doença, ou ao menos indicam uma gripe que pode levar a uma pneumonia, que pode levar a uma falência múltipla dos órgãos, que pode levar a uma outra série de intercorrências, são os índices da contabilidade. O PMR, PMP, NCG, LIQUIDEZ SECA, LIQUIDEZ IMEDIATA, MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, MARKUP... talvez essa palavra som na sua mente da mesma forma quando um médico, vem falar de um ente querido para você sobre alguma doença que está lhe afligindo e prestes a tirar a vida deste ente querido, talvez essas palavras contábeis essa sopa de números e letras, essa soe para você como a leitura de uma bula de remédios.


Trago aqui uma reflexão para você uma coisa simples e prática:

Você está doente você vai ao…

Você quer construir uma casa você vai procurar…

Você quer terminar seu casamento você vai procurar…

Você está com depressão você vai procurar…

E por que é que quando a sua empresa está doente, quando a sua empresa está em depressão, quando a sua empresa está à beira de um ataque de nervos, quando essa empresa está à beira da falência, quando a sua empresa está à beira da UTI você não procura uma contabilidade?


E é interessante pensar que NENHUM desses especialistas aplicam a mesma solução para todos os casos! TODOS esses entendem a situação, fazem um diagnóstico e criam uma solução PERSONALIZADA para te ajudar com seu problema. No seu negócio não é diferente, não existe uma fórmula mágica, não existe uma receita de bolo, quem dera se existisse e fosse só aplicar, seria fácil, não seria?!


Mas, e se eu dissesse para você que existe um método, que existe uma forma, que existe um caminho já testado por milhares de empresas, que também por sua vez, a beira da falência ou não, conseguiram enxergar melhor o seu negócio, e começaram a tratar a causa raiz, ao invés de tratar o efeito?


A contabilidade é essa ciência.


Eu sou especialista em empresas! E posso te ajudar a fazer esse diagnóstico para entender a real situação da sua empresa, só assim poderemos tomar as providências certas (não genéricas) para tirar sua empresa da UTI.


Por Robson Fabiano

6 visualizações0 comentário